• equipe_paradoxa

Livros infantis: como estimular o desenvolvimento das crianças

Atualizado: Jan 12

Certamente, você se lembra de algum livro que tenha lido na infância e que lhe deixou boas recordações. Provavelmente, você se lembra da forma como alguém contava a história para você, da capa do livro e das ilustrações que abriam a imaginação para outras realidades. O contato das crianças com os livros, desde muito pequenas, traz uma série de benefícios para o desenvolvimento infantil, além de proporcionar situações prazerosas para todos os que estão envolvidos na leitura.


Os benefícios da leitura para as crianças

Desde muito pequenas, as crianças demonstram interesse pelos livros e devem ser estimuladas a ter contato com eles. Para crianças mais novas, oferecer livros com muitas ilustrações e fáceis de manusear é uma boa opção, proporcionando o contato com os livros desde cedo. Para crianças mais velhas, podem ser oferecidos livros com aumento da complexidade e variedade de temas.


Além de permitir à criança que manipule os livros, a presença do adulto nesse processo também é importante, representando um mediador do processo de leitura e favorecendo o desenvolvimento de diferentes habilidades:

  • Estimula a imaginação e favorece a ampliação dos processos criativos

  • Amplia o vocabulário

  • Auxilia na assimilação de regras gramaticais

  • Favorece a percepção de aspectos da língua (prosódia e entonação, ritmo, rimas)

  • Amplia as habilidades narrativas (organizar, elaborar e estruturar fatos)

  • Favorece o desenvolvimento de competências sociais e cognitivas


Como aproveitar os livros infantis

Os livros podem ser utilizados de diferentes formas, com objetivos diversos. Elaboramos algumas sugestões para utilizar os livros de forma interessante tanto para as crianças quanto para os adultos, proporcionando aprendizado e diversão!

A participação do adulto na leitura é fundamental para estimular o desenvolvimento

Utilizar diferentes tipos de livros

Ofereça para as crianças livros de diferentes tamanhos, com objetivos diversos, que despertem a curiosidade e favoreçam a interação. Crianças pequenas ficam mais atentas a livros com histórias curtas, com muitas ilustrações. Aposte também em livros com estímulos sensoriais, que permitam a exploração de diferentes texturas e sons.


Outra opção é aproveitar diferentes momentos do dia para estimular a linguagem das crianças pequenas por meio dos livros, por exemplo oferecendo livros emborrachados para a criança explorar durante o banho.


Variar o tipo de letra

Os livros infantis são apresentados em diferentes formatos, com uma variedade de tipos de letra. Crianças em processo de alfabetização podem ter mais dificuldades em decodificar informações em letra de imprensa ou letra cursiva. Para esses casos, é mais indicado que o livro apresentado seja escrito em letra bastão (“letra de fôrma”, em caixa alta).


Propor atividades interativas

Existem muitos livros com propostas de interação entre o adulto e a criança, que podem ser interessantes especialmente para crianças menores, que ainda não conseguem ler com autonomia e precisam da mediação do adulto. Alguns exemplos são livros que apresentam perguntas para a criança responder, frases para completar oralmente ou que convidam a criança participar executando uma ação, como abrir ou puxar abas e apertar botões para produzir sons.


Para as crianças que já conseguem ler ou que estão em processo de alfabetização, o adulto pode alternar a leitura com a criança, conforme mudam os personagens. Podem também ser utilizadas vozes diferentes para cada um dos personagens, assim como variações na entonação da fala, o que deixa a leitura mais dinâmica e divertida. A estratégia de leitura compartilhada é bastante indicada para auxiliar as crianças a perceberem os padrões de pontuação, o ritmo e a entonação durante a leitura.


Inventar novas histórias

Há muitas formas de explorar os livros, além de lê-los exatamente da forma como estão escritos. As crianças costumam gostar muito que os adultos inventem novas histórias a partir das ilustrações do livro. Você pode também incentivar a criança que invente novos desfechos para a história lida ou podem imaginar juntos mudanças no enredo, nos personagens ou no tempo em que se passa a história.


Incentivar o reconto

Após ler ou contar a história para a criança, incentive que ela faça o reconto do que ouviu. Esta atividade não exige que a criança saiba ler para executar, pois a ideia é que seja realizada justamente a partir do estímulo auditivo e do apoio das ilustrações. Ofereça apoio para a criança, caso os relatos sejam curtos ou com pouca coerência. Faça perguntas, complemente as produções da criança, mas permita que ela se sinta à vontade para usar a criatividade.


É muito comum que crianças pequenas ainda não alfabetizadas digam que não conseguem recontar a história por ainda não saberem ler. Esta é uma oportunidade para que a criança entenda que elaborar histórias e narrativas não depende do código escrito e que ela é capaz de manipular um livro e extrair dele sua mensagem.


Produzir o próprio livro

Uma atividade que integra diferentes habilidades cognitivas, linguísticas e sociais é a elaboração de um livro próprio da criança, a partir de histórias já lidas ou de temas de interesse. A composição da história pode ser conjunta com o adulto, escolhendo o enredo, os personagens, o tempo e o espaço, para depois prosseguir com a escrita do texto e com as ilustrações. Para a produção do livro, podem ser utilizados materiais simples, como papel sulfite, cartolina, lápis e canetinhas coloridas.



É importante que a criança tenha uma rotina de leitura ou de contato com os livros mesmo que ainda não saiba ler. Essa tarefa fica muito mais fácil quando ela tem o exemplo de adultos leitores, seja em casa ou na escola. Envolva a família em mais momentos com os livros do que em contato com o celular e equipamentos eletrônicos, assim a criança terá exemplos positivos a seguir.


Gostou das ideias e quer sugestões de livros para as crianças? Siga nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro das nossas dicas de leitura!


Um abraço e até mais!


Quero ficar por dentro dos novos conteúdos

Fale conosco

logo sem fundo.png
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social
  • Pinterest

Treinamentos e palestras na sua escola, faculdade, evento ou empresa

Entre em contato!

Venha dar aula com a gente!

Se você se identifica com a nossa proposta, clique aqui para preencher o formulário.

Copyright - Paradoxa Cursos Ltda. - 2020 - | CNPJ: 34.622.560/0001-08