• equipe_paradoxa

Cursos online: o que considerar ao decidir estudar pela internet?

Atualizado: Jan 12

Com o aumento das demandas de trabalho e da diversidade de situações encontradas no cotidiano profissional, cresce também a necessidade de atualização constante. Mas como é possível conciliar a necessidade de aperfeiçoamento profissional com as dificuldades de tempo e deslocamento, sem abrir mão da qualidade?


Os cursos online são uma boa opção para aprimoramento profissional

Uma boa opção são os cursos online, cada vez mais procurados devido aos benefícios que oferecem em relação aos cursos presenciais. Além da vantagem de oferecerem conhecimentos atualizados, a flexibilidade de horários, os custos reduzidos e a comodidade de realizar os cursos em qualquer local estão entre os principais pontos que levam as pessoas a estudar pela internet.


Mas com tantas informações à disposição na rede, como acertar na escolha? Selecionamos algumas dicas para ajudar nessa decisão!



Definindo as melhores escolhas na internet

A ampliação do acesso à Internet trouxe diversos benefícios aos usuários, em especial a democratização dos conteúdos, o que faz com que pessoas de diferentes partes do mundo estejam conectadas e compartilhem informações. Porém, com toda essa disponibilidade, surgem também as dificuldades em separar conteúdos bons de conteúdos ruins. Ao navegar pela rede, fique atento a alguns pontos importantes:

  • Certifique-se de que o conteúdo que está buscando é original. Infelizmente, algumas páginas que encontramos na Internet não se preocupam em produzir conteúdos próprios e originais ou não atribuem a devida autoria das informações publicadas. Faça uma busca ampla e compare os diferentes conteúdos. Existem também algumas ferramentas gratuitas que podem auxiliar na identificação de plágio.

  • Desconfie de propagandas que oferecem muito por um valor reduzido ou que prometem algo incompatível com o que realmente podem oferecer.

  • Valorize páginas e sites bem escritos e que demonstrem preocupação em oferecer conteúdos de qualidade. Normalmente, uma escrita cuidadosa e uma boa relação com os clientes refletem cuidado na produção de todo o conteúdo.

Agora que refinamos as estratégias de busca, como escolher o curso mais adequado para cada perfil? Confira 5 dicas para acertar na escolha do seu curso online:

Como escolher o curso online mais adequado ao seu perfil?


1. Definir os objetivos


Se o seu objetivo é realizar uma formação completa em determinada área do conhecimento, o ideal é procurar uma boa universidade que ofereça cursos de graduação ou pós-graduação online ou semipresenciais. Mas se você procura aprimorar suas habilidades em um tema específico, os cursos livres são uma boa opção e contemplam diversas áreas.


2. Calcular os custos

Além de oferecerem custos mais baixos em comparação aos cursos presenciais, com os cursos online também é possível economizar com gastos em transporte, deslocamento e alimentação. Fique atento ao valor do curso em relação à carga horária. Normalmente, cursos mais extensos apresentam valor proporcionalmente maior.


Acompanhe as promoções que as empresas oferecem para divulgar seus conteúdos. Muitas vezes é possível acessar conteúdos gratuitos e algumas versões reduzidas de aulas e outros materiais.


3. Analisar as opções

Antes de escolher um curso específico, procure conhecer diferentes instituições e as opções de cursos que oferecem (cursos livres, de extensão, aperfeiçoamento etc.). Procure conhecer as áreas de atuação das instituições e se as propostas estão de acordo com seu perfil e seus objetivos. Tenha cuidado com instituições que focam apenas na emissão de certificado, mas que deixam em segundo plano a qualidade dos conteúdos.


4. Identificar as facilidades

Considere os diferentes recursos que compõem o curso, se há conteúdos em vídeo, áudio e materiais complementares. De forma geral, cursos que contam com maior variedade de recursos tornam a experiência de aprendizagem mais dinâmica e produtiva do que aqueles que disponibilizam apenas textos. Verifique os requisitos tecnológicos necessários para acessar o curso e se os conteúdos são acessíveis por meio de diferentes dispositivos (celulares, tablets).


Realizar um curso online requer do aluno organização do tempo para concluir todas as etapas. Por isso, leve em consideração o tempo que o curso fica disponível para acesso. Você pode optar por cursos que disponibilizam as aulas por alguns meses, mas tenha cuidado ao escolher um curso cujo acesso é disponível por muito tempo. Quanto maior o tempo que o curso fica disponível para acesso, maior a tendência de as pessoas não concluírem todas as etapas. Não adie muito a realização das atividades, pois isso pode prejudicar o processo de aprendizagem.


5. Conhecer os docentes

Faça uma pesquisa dos docentes que irão ministrar o curso selecionado. Busque pela formação e experiência profissional e certifique-se de que o docente está preparado para oferecer o que o curso promete.


Gostou das dicas? Acesse materiais gratuitos e conheça nossos cursos!

Um abraço e até mais!



Quero ficar por dentro dos novos conteúdos

Fale conosco

logo sem fundo.png
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social
  • Pinterest

Treinamentos e palestras na sua escola, faculdade, evento ou empresa

Entre em contato!

Venha dar aula com a gente!

Se você se identifica com a nossa proposta, clique aqui para preencher o formulário.

Copyright - Paradoxa Cursos Ltda. - 2020 - | CNPJ: 34.622.560/0001-08