• equipe_paradoxa

Cursos online x presenciais – afinal, a distância importa?

Atualizado: Jan 12

Cada vez mais procurados devido aos benefícios que oferecem em termos de flexibilidade, custos e comodidade, os cursos online são uma boa opção para quem busca aprimoramento profissional. Mas sempre fica a dúvida: será que estudar pela internet é suficiente?


Se você ainda tem dúvidas se os cursos online podem atender às suas expectativas, confira o artigo completo e conheça mais sobre as diferenças entre cursos online e presenciais:



Quando a presença física é essencial


Tradicionalmente, o modelo de aquisição do conhecimento que muitos de nós têm é de uma sala de aula repleta de alunos assistindo a conteúdos expostos por um professor. Porém, essa realidade vem se transformando com os avanços tecnológicos, permitindo que muitas outras configurações de ensino ganhem espaço.


Os cursos presenciais oferecem a possibilidade do “olho no olho”, da interação com os colegas e professores antes, durante e após as aulas, permitem a resolução de dúvidas prontamente e proporcionam a sensação de segurança de se estar em um espaço físico determinado.


Existem áreas de formação em que a presença física é essencial. É o caso de cursos de graduação em pedagogia ou na área da saúde, por exemplo, em que é necessária a presença física para exercitar habilidades fundamentais ao exercício da profissão. Abrir mão da carga horária presencial nesses casos pode comprometer a qualidade da atuação desses profissionais, colocando em risco toda a sociedade.


No entanto, em muitos casos, a presença física não é essencial para efetivar a aprendizagem. Diversas instituições de ensino têm adotado o uso de cursos ou disciplinas a distância, de forma substitutiva ou complementar aos cursos presenciais, o que vem aumentando o acesso a cursos de graduação, pós-graduação e aprimoramento profissional.


Encurtando distâncias no ensino online


Quando pensamos no termo educação ou ensino a distância, a ideia que nos vem à cabeça é de um distanciamento físico, onde a presença das pessoas não se dá em um espaço real, mas em um ambiente virtual. Para muitas pessoas, a tarefa de estudar em um contexto com essas características torna o processo de aprendizagem muito abstrato, como se os conceitos flutuassem e se dispersassem como uma nuvem (aproveitando aqui um termo bastante usado no meio virtual).


Porém, a distância física não precisa ser encarada como um empecilho para a interação. Em uma visão mais ampla, estudar por meios virtuais pode ser, inclusive, uma forma de aproximar as pessoas, já que a conexão com a internet permite o compartilhamento de informações, conhecimentos e experiências em rede, entre pessoas de diferentes regiões e culturas, o que nem sempre é possível em cursos presenciais.


A ideia de distância pode adquirir novos significados se considerarmos que o estudo e a aprendizagem online estão ao nosso alcance a qualquer momento, na palma da mão e na tela do celular ou do computador, enquanto, no ensino presencial, é preciso considerar o tempo de deslocamento e trânsito ao sair de casa para frequentarmos aulas em locais físicos e termos contato com professores.


A dicotomia entre o real e o virtual perde força a cada dia e já não podem ser considerados mundos opostos. O virtual se tornou mais uma forma de absorvermos o mundo ao nosso redor, tão real quanto as formas tradicionais.

Estudar online permite interação e não significa distância do processo de aprendizagem

Interação

Uma das principais vantagens dos cursos presenciais é a possibilidade de interação, o que já pode ser contemplado em cursos online com facilidade. Essa aproximação pode acontecer também de outras formas, em ambientes virtuais planejados especificamente para oferecer aos alunos a experiência de interação em sala de aula, mesmo sem a presença física. Os recursos tecnológicos permitem que o aluno interaja com os colegas e professores fazendo comentários e perguntas de forma escrita ou em vídeo para serem respondidas posteriormente ou mesmo em tempo real, por meio de chats ou videoconferências.


Muitos cursos oferecem mediação da aprendizagem por meio de tutores ou professores-mediadores, que acompanham a frequência dos alunos, a execução das atividades, tiram dúvidas e dão suporte aos alunos ao longo do processo de realização do curso. Algumas pessoas se sentem até mais confortáveis em interagir ou tirar dúvidas virtualmente do que presencialmente, o que pode melhorar sua experiência de aprendizagem.


É possível ampliar a rede de contatos por meio dos cursos online, reunindo os participantes em grupos ou comunidades em redes sociais, onde são discutidos temas pertinentes ao curso ou assuntos relacionados e de interesse dos participantes, criando uma identificação e aproximação que pode se estender para além do período de realização do curso.


Autonomia

Fazer um curso online proporciona mais autonomia ao aluno para conduzir seus estudos. Em cursos cujos conteúdos são gravados, é possível decidir quando e onde assistir as aulas e realizar as tarefas e quanto tempo será utilizado para a conclusão do curso. Nesse formato, é possível rever as aulas e os materiais complementares quantas vezes o aluno desejar, podendo retomar conceitos e esclarecer dúvidas.


Muitas vezes, cursos online oferecem a possibilidade de um maior aprofundamento sobre determinado tema, com carga horária variável, o que não seria possível em um curso presencial. Porém, também é recomendado que o aluno exercite suas habilidades de organização do tempo e planejamento das atividades, para evitar prejuízos na aprendizagem.


Agora que você conheceu um pouco mais sobre as diferenças entre cursos online e presenciais, fique por dentro de algumas dicas de como escolher o curso online mais adequado para o seu perfil.


Um abraço e até mais!


Quero ficar por dentro dos novos conteúdos

Fale conosco

logo sem fundo.png
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social
  • Pinterest

Treinamentos e palestras na sua escola, faculdade, evento ou empresa

Entre em contato!

Venha dar aula com a gente!

Se você se identifica com a nossa proposta, clique aqui para preencher o formulário.

Copyright - Paradoxa Cursos Ltda. - 2020 - | CNPJ: 34.622.560/0001-08