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A importância da consciência fonológica no processo de alfabetização

A consciência fonológica é uma habilidade fundamental para o desenvolvimento da leitura e da escrita. Essa habilidade pode ser trabalhada na escola, na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental, com o objetivo de favorecer o processo de alfabetização. Conheça nesse texto a importância da consciência fonológica e como estimular essa habilidade.

O que é consciência fonológica?


A consciência fonológica é a habilidade de perceber os sons da fala e manipulá-los de forma consciente. Quando aprendemos a falar e conseguimos usar essa função de forma efetiva, emitimos os sons de fala de forma automática, sem pensar em como eles são produzidos ou na posição da língua e dos lábios no momento em que estamos falando.


Cada som que emitimos durante a fala, que podem ser chamados de fonemas, tem algumas características próprias, que fazem com que eles se diferenciem uns dos outros. Podemos retirar, acrescentar e substituir sons e sílabas das palavras para formar palavras novas, segmentar as palavras em elementos menores (separando as sílabas e cada fonema, por exemplo) ou agrupar as palavras de acordo com suas semelhanças, como no caso das palavras que rimam.


A consciência fonológica envolve a compreensão da possibilidade de segmentar a fala em elementos menores: nossa fala é composta por frases, que podem ser segmentadas em palavras. As palavras podem ser segmentadas em sílabas e estas em fonemas, que são as menores unidades em que se pode segmentar a fala. Mas, por que a consciência fonológica é importante para a alfabetização?

Consciência fonológica e alfabetização


Durante o processo de alfabetização, a criança precisa compreender e dominar diferentes habilidades. É necessário que ela compreenda que a fala pode ser representada por meio da escrita, que essas relações devem seguir uma sequência e que qualquer mudança nessa sequência altera o significado da palavra.


Para que a criança consiga estabelecer corretamente essas relações entre sons e letras, primeiro ela deve aprimorar sua percepção sobre a manipulação dos sons da fala e, então, relacionar esses segmentos com seu registro escrito, atribuindo significados. Ao longo desse processo, diferentes habilidades de consciência fonológica são desenvolvidas para que haja a progressão nos estágios de leitura e de escrita (para entender mais sobre esse processo, acesse o módulo gratuito do curso sobre consciência fonológica).


O desenvolvimento da consciência fonológica acontece em níveis crescentes de complexidade e, conforme a criança progride nessas habilidades, melhor é o seu desempenho em relação ao aprendizado da leitura e da escrita. Da mesma forma, conforme a criança avança no aprendizado do código gráfico, melhor é sua capacidade de analisar os sons da fala, principalmente nos aspectos mais complexos. Isso significa que a consciência fonológica e o desempenho em leitura e escrita têm uma relação mútua entre si, o desenvolvimento de uma habilidade influencia positivamente no desenvolvimento da outra.


Crianças com dificuldades nas habilidades de consciência fonológica podem apresentar dificuldades no processo de alfabetização, sendo necessárias intervenções dirigidas para evitar maiores prejuízos no processo de aprendizagem.


A estimulação da consciência fonológica pode (e deve) ser realizada no ambiente escolar e em casa e, nos casos em que há atrasos significativos nesse desenvolvimento, é indicado que a criança realize avaliação e intervenção com profissionais especializados, como fonoaudiólogos e psicopedagogos.

Estimulando habilidades


A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe a inclusão da estimulação da consciência fonológica no planejamento das atividades com crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental, como um elemento importante para o processo de alfabetização. É possível utilizar atividades de consciência fonológica na rotina da sala de aula, a partir de estímulos significativos para as crianças e integrando as informações dos sons da fala com a correspondência escrita, de acordo com a idade e os objetivos de aprendizagem.


Rimas

Por volta dos 3 ou 4 anos de idade, a criança já consegue realizar algumas tarefas que envolvem a consciência fonológica, como por exemplo, identificar palavras que rimam. Nessa fase, é importante estimular as crianças a desenvolverem ainda mais essa habilidade, com a utilização de histórias com rimadas, músicas, parlendas e jogos que envolvam o reconhecimento e a produção de rimas.


Sílabas

Outra habilidade mais simples de ser executada pelas crianças é a segmentação das palavras em sílabas, que pode ser estimulada a partir de jogos que incentivem a criança a separar as sílabas das palavras, executando alguma atividade motora, por exemplo, batendo palmas para cada palavra ou agrupando as palavras de acordo com o número de sílabas.


Fonemas

A habilidade de manipulação de fonemas é a mais complexa de ser adquirida pelas crianças durante o desenvolvimento da consciência fonológica e se torna mais evidente conforme a criança vai se familiarizando com o processo de conhecimento das relações entre fala e escrita. É possível iniciar a estimulação dessa habilidade com atividades mais simples: solicitar que a criança procure objetos que comecem com determinado som (objetos que comecem com “a”, por exemplo).

A estimulação das habilidades de consciência fonológica favorece o processo de alfabetização de todas as crianças e promove melhoras significativas no desenvolvimento de leitura e escrita de crianças com distúrbios de aprendizagem, dislexia, deficiência intelectual e autismo. Se você é professor, fonoaudiólogo, psicopedagogo ou tem um(a) filho(a) em processo de alfabetização ou com dificuldades de aprendizagem e quer saber mais sobre esse assunto, acesse este e-book gratuito, que inclui outras sugestões de atividades para fazer com as crianças:


E-book_consciência_fonológica
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