• equipe_paradoxa

13 filmes sobre deficiências que você precisa assistir

Quem não gosta de assistir a um filme com uma boa história, atuações impactantes e com relatos emocionantes de superação? Sejam de ficção ou baseados em histórias reais, filmes que contemplem o tema da diversidade e das pessoas com deficiência garantem importantes reflexões, além de uma dose de emoção, com direito a lágrimas e sorrisos. Listamos 13 filmes que você não pode perder sobre o tema!


1- Gilbert Grape – aprendiz de sonhador (1994)

O filme conta a história de uma família de quatro irmãos que vivem com sua mãe, que sofre com problemas emocionais após a morte do marido. O filho mais velho (interpretado por Johnny Depp) é o principal responsável pela família. O irmão caçula – interpretado brilhantemente por Leonardo DiCaprio – apresenta traços de autismo e recebe atenção e cuidados de toda a comunidade. Sem grandes efeitos especiais, mas com ótimas atuações, o filme é sucesso garantido!


2- O filho eterno (2016)

Baseado no livro de mesmo nome, do autor Cristóvão Tezza, o filme conta os desafios da paternidade relacionada a uma criança com síndrome de Down. A descoberta, o processo de aceitação, o envolvimento, as angústias e as conquistas ao longo desse processo são apresentadas com leveza e empatia.


3- O farol das orcas (2015)

Inspirado em uma história real, o filme mostra o interesse especial de um menino autista pelas orcas, o que permitiu que ele ampliasse suas potencialidades. Envolvidos no interesse do menino, sua mãe e um guarda florestal de uma reserva na Patagônia não poupam esforços para auxiliar seu desenvolvimento. Sem dúvida, uma história emocionante!


4- Vida, animada (2016)

Este documentário conta a história de Owen Suskind, um jovem adulto autista que ficou anos sem falar e, por meio de desenhos animados da Disney, conseguiu expandir seu contato social e descobriu uma forma de comunicação. Por meio dos personagens e das falas dos desenhos, sua família conseguiu encontrar uma forma de interagir com ele, contribuindo para o seu desenvolvimento. Um filme sensível e profundo, com destaque para os depoimentos da família e do próprio Owen.


5- Colegas (2012)

Neste filme nacional, três jovens com síndrome de Down fogem da instituição onde viviam, em busca de realizar seus grandes sonhos. Vencedor de vários prêmios, o filme mescla aventura e comédia, mas também nos faz refletir sobre independência, autonomia, amizade e empatia.


6- O milagre de Anne Sullivan (1962)

Inspirado em uma história real, este filme profundo e sensível apresenta o encontro entre Helen Keller, uma menina surdocega e sua professora Anne Sullivan. Retrata os desafios de ensinar uma criança com grandes dificuldades na interação e comunicação. Uma história marcante e inspiradora!


7- Meu nome é Radio (2003)

O filme conta a história de um jovem com deficiência, que circula frequentemente pelas proximidades de um campo de treinamento de futebol americano. O treinador da equipe acaba se aproximado do jovem, apelidado de Radio, pois não dizia seu nome e gostava muito de levar um rádio consigo. Inspirado em uma história real e com excelentes atuações, o filme promove boas reflexões sobre inclusão social e respeito às diferenças.


8- Intocáveis (2011)

Inspirado na história real entre um homem tetraplégico e seu cuidador, o filme emociona por abordar de forma sensível, leve e delicada situações profundas de angústias, vulnerabilidades e superação de desafios, além de proporcionar reflexões sobre amizade, cumplicidade e afeto.


9- Uma lição de amor (2001)

Este filme comovente aborda a história de um pai com deficiência intelectual que vive sozinho com sua filha, até que sua capacidade de cuidar da menina é questionada judicialmente quando ela completa sete anos. De forma delicada e sensível, esse drama vai fazer você se emocionar!


10- Perfume de mulher (1992)

Neste premiado filme, Al Pacino faz uma brilhante atuação no papel de Frank, um homem cego, que tem dificuldades em conviver com outras pessoas e se mostra amargurado e insatisfeito com a vida. Frank passa a repensar sua vida a partir do contato com um jovem que lhe apresenta outras perspectivas.


11- A família Bélier (2014)

Em uma mistura de drama, comédia e musical, este filme apresenta a história de uma jovem francesa que descobre um talento para o canto, enquanto se divide entre os dilemas da adolescência, os afazeres na fazenda da família e a mediação na comunicação entre o irmão e os pais surdos com a comunidade ouvinte, que não conhece a língua de sinais. O filme é uma boa oportunidade para conhecer um pouco dos desafios cotidianos enfrentados pelos surdos, como a ausência de profissionais de saúde com conhecimento em língua de sinais.


12- E seu nome é Jonas (1979)

Este filme retrata a história de um garoto surdo e dos desafios enfrentados por ele e sua família no processo de diagnóstico, tratamento e aprendizado da língua de sinais. Diagnosticado incorretamente com transtornos mentais, o garoto Jonas permaneceu muitos anos sem apoio adequado até descobrir a surdez e ser apresentado à língua de sinais, que lhe permitiu ampliar seu acesso ao mundo.


13- O escafandro e a borboleta (2007)

Este filme premiado é inspirado na história real do jornalista Jean-Dominique Bauby, que sofre um derrame cerebral e, quando volta do estado de coma, percebe que foi acometido pela “síndrome do encarceramento”, uma condição em que a pessoa permanece consciente, porém todos os músculos do corpo ficam paralisados, permanecendo apenas o movimento dos olhos. Impedido de andar e falar, aos poucos ele desenvolve novas formas de comunicação a partir do movimento dos olhos.


Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos! Quer acompanhar outras dicas de filmes, séries, livros e atividades? Siga nossa página no Instagram e confira nossas dicas toda semana!




Quero ficar por dentro dos novos conteúdos

Fale conosco

logo sem fundo.png
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social
  • Pinterest

Treinamentos e palestras na sua escola, faculdade, evento ou empresa

Entre em contato!

Venha dar aula com a gente!

Se você se identifica com a nossa proposta, clique aqui para preencher o formulário.

Copyright - Paradoxa Cursos Ltda. - 2020 - | CNPJ: 34.622.560/0001-08